Porque é que os spots publicitários dos partidos políticos são frequentemente irracionais


À medida que as eleições se aproximam, sejam elas quais forem, os políticos tentarão, sem dúvida, atrair potenciais eleitores de praticamente todas as formas possíveis, incluindo vários vídeos promocionais. Normalmente, tentam mostrar de uma forma divertida por que razão as pessoas devem votar neles. Claro que isto não é mau e é uma boa forma de promoção em geral, mas o problema é que a qualidade destes spots é frequentemente muito fraca. Claro que isto tem a ver com as eleições em causa. Por exemplo, as eleições locais e municipais são frequentemente de menor qualidade do que as eleições para o Parlamento ou para o Senado.

rozhodování mezi stranami

A razão para este facto é financeira. Os partidos políticos fazem praticamente tudo sozinhos e, normalmente, não há ninguém entre os seus membros que tenha alguma ideia de como deve ser um clipe eleitoral. Consequentemente, é mais provável que entretenham os telespectadores do que os convençam de que o seu candidato é a escolha certa. No entanto, mesmo nas eleições parlamentares, sejam elas internas ou para o Parlamento Europeu, é frequente encontrarem-se verdadeiras pérolas. É o caso, muitas vezes, de partidos bem estabelecidos que não têm falta de fundos. Mas mesmo aqui, as finanças são tudo e os partidos, em particular, querem poupar o mais possível. Também aqui, ou não contratam especialistas em marketing ou contratam os mais baratos.

volební lístek

Os resultados são, naturalmente, coerentes com este facto. É claro que nem sempre é o dinheiro que estraga o resultado. Por vezes, as exigências do partido e as ideias sobre o que devem ser os clips simplesmente não se alinham bem com a campanha de marketing. Por exemplo, se o presidente do partido insiste em incluir um determinado slogan ou um determinado tema, o marketeer tem simplesmente de o incluir, independentemente de se adequar ou não. Mas é verdade que, na grande maioria dos casos, os péssimos resultados se devem literalmente ao facto de o partido não ter dinheiro ou não querer fazer esse investimento. E isso é lamentável. Porque se tivessem mais fundos, poderiam pelo menos ter produzido alguns clips interessantes, se não mesmo bons.